terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Estudo mostra relação entre cancro e solidão


Estudo mostra relação entre cancro e solidão


Estudo norte-americano demonstrou que ratos isolados socialmente e submetidos a situações stressantes desenvolveram mais tumores do que os animais que permaneceram em grupos. Os autores dizem ser possível que o mesmo ocorra em seres humanos.

O líder da equipa de investigadores, Gretchen Hermes, da Universidade de Yale, afirmou que «existe um interesse crescente na relação entre doenças, o meio ambiente e as emoções» e que «o estudo oferece pistas sobre como o mundo social penetra na pele».



No estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science, os investigadores constataram que o isolamento e o stress multiplicaram os riscos de cancro da mama em ratos que tinham sido programados geneticamente para desenvolver esse tumor.



Os roedores isolados e submetidos a situações stressantes desenvolveram 84 vezes mais tumores – e mais agressivos – do que os deixados em grupos. Também apresentaram índices maiores de uma hormona associada ao stress chamada corticosterona e levaram mais tempo a recuperarem de situações stressantes do que os ratos que viviam em comunidades coesas.



Ed Yong, representante da entidade britânica Cancer Research UK, ressaltou que o estudo foi feito com ratos. «Pesquisas em humanos não indicam uma associação directa entre o stress e o cancro da mama», disse. «Mas é possível que situações stressantes tenham um efeito indirecto sobre os riscos de incidência do cancro ao tornar as pessoas mais inclinadas a adoptar comportamentos pouco saudáveis que aumentam os riscos, como comer de mais, beber de mais ou fumar.»



A comunidade científica já sabe que pacientes com cancro deprimidos tendem a ter sobrevida menor e que o apoio social pode melhorar os resultados de tratamentos em pacientes que tiveram cancro da mama. Entretanto, afirma que mais estudos são necessários para provar a associação entre a incidência da doença e a solidão.



2009-12-15


4 comentários:

EP disse...

Marciaaaaaaaa
Onde andas? Está tudo bem?

Beijinhos

O Baú do Xekim disse...

OLÁ GENINHA.

Obrigado pelas palavras no meu blog.
A VIDA É FEITA DE RECTAS E CURVAS.
SÓ É PRECISO DAR AS CURVAS COM CUIDADO.

BEIJINHOS GENINHA E FELIZ TERÇA-FEIRA

Lina Querubim disse...

Já tinha lido isto!
Ás vezes não é facil impedir o stress :( não comandamos a nossa cabeça ela é que nos comanda!
Bjsssssssssss

EP disse...

Eu acho que fiquei doente devido ao stress.