quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bolo Rei

Desejo-vos um feliz Dia de Reis.
Já cortei o cabelo, mas foi só 3 deditos, não tive coragem para cortar mais, custou tanto a crescer...
Agora deixo-vos aqui um Bolinho Rei, com a sua história e tradição, para a dieta......

Beijinhos



Bolo Rei




A tradição
A História do Bolo-Rei
Bolo Rei em Portgal

A tradição

Não é possível falar-se na doçaria típica da época natalícia, sem se falar do famoso Bolo Rei, com a sua forma de coroa, as suas frutas cristalizadas e frutos secos (amêndoas, nozes e pinhões), a fava e o brinde.

Este bolo está carregado de simbologia, muito sinteticamente pode dizer-se que este doce representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. A côdea (a parte exterior) simboliza o ouro; já as frutas secas e as cristalizadas representam a mirra; por fim, o incenso está representado no aroma do bolo.


A explicação para a existência da fava no interior no bolo rei está ligada a uma lenda, segunda a qual quando os Reis Magos viram a Estrela de Belém que anunciava o nascimento de Cristo, disputaram entre si o direito de entregar ao Menino os presentes que levavam. Como estes não conseguiam chegar a um acordo, um padeiro, para pôr termo à discussão, propôs fazer um bolo com uma fava no interior da massa, em seguida, cada um dos três magos do Oriente pegaria numa fatia, o que tivesse a sorte de retirar a fatia que possuísse a fava, ganharia o direito de entregar os presentes a Jesus. Não se sabe qual foi contemplado com a fatia premiada, pode ter sido qualquer um dos três, Baltasar, Belchior ou Gaspar.


É claro que isto é só uma lenda, o Bolo Rei tem, na verdade origens francesas (como veremos mais de seguida).


A receita do Bolo Rei coreu mundo, muito contribuiu para isso a fama que o bolo ganhou de proporcionar prosperidade a quem comesse a fatia que possuísse a fava. Contudo, dita a tradição que quem receber a fatia com a fava, tem de oferecer o Bolo Rei no ano seguinte.


História do Bolo Rei



Os romanos costumavam votar com favas, prática introduzida nos banquetes das Saturnais, durante as quais se procedia à eleição do Rei da Festa, também chamado Rei da fava. Diz-se que este costume teve origem num inocente jogo de crianças, muito frequente durante aquelas festas e que consistia em escolher o rei, tirando-o à sorte com favas.

O jogo acabou por ser adaptado pelos adultos, que passaram a utilizar as favas para votar nas assembleias.


Como aquele jogo infantil era característico do mês de Dezembro, a Igreja Católica passou a relacioná-lo com a Natividade e, depois, com a Epifania, ou seja, com os dias 25 de Dezembro e 6 de Janeiro.


A influência da Igreja na Idade Média determinou a criação do Dia de Reis, simbolizado por uma fava introduzida num bolo, cuja receita se desconhece.


De qualquer modo, a festa de Reis começou muito cedo a ser celebrada na corte dos reis de França. O bolo-rei teria surgido no tempo de Luís XIV para as festas do Ano Novo e do dia de Reis. Vários escritores escrevem sobre ele, e Greuze celebrou-o num quadro, exactamente com o nome de Gâteau des Rois.


Com a Revolução Francesa , em 1789, este bolo foi proibido. Só que os confeiteiros tinham ali um bom negócio, e em vez de o eliminarem, passaram a chamar-lhe Gâteau des sans-cullottes.


Em Portugal, depois da proclamação da República, não chegou a ser proibido, mas andou lá perto. Com excepção desse mau período, a história do bolo-rei é uma história de sucesso, e hoje como ontem as confeitarias e pastelarias não se poupam a esforços na sua promoção


Bolo Rei em Portugal



Tanto quanto se sabe, a primeira casa onde se vendeu em Lisboa o bolo-rei foi a Confeitaria Nacional, certamente depois de 1869. A pouco e pouco, a receita do bolo-rei generalizou-se. Outras confeitarias de Lisboa passaram a fabricá-lo, o que deu origem a versões diversas, que de comum tinham apenas a fava.

No Porto, foi posto à venda pela primeira vez em 1890, por iniciativa da Confeitaria de Cascais. Diz-se que este bolo-rei foi feito segundo receita que o proprietário daquela confeitaria, Francisco Júlio Cascais, trouxera de Paris.

Inicialmente, só era fabricado na véspera do Dia de Reis, mas a partir de 1920, a Confeitaria de Cascais passou a ter bolo-rei quase todos os dias. Na altura, já muitas confeitarias de Lisboa o vendiam.


Assim, actualmente em Portugal, o consumo de Bolo Rei é mais significativo entre finais de Novembro e o dia 6 de Janeiro. Embora, o gosto por este bolo no nosso país faça com que ele seja vendido durante todo o ano, a verdade é que as vendas deste disparam durante a época acima assinala, até porque durante a época natalícia, o Bolo Rei não se limita a ser um bolo com um gosto agradável, ele é na verdade um verdadeiro símbolo desta época!



Não há dúvidas, que o bolo-rei veio de Paris. O «nosso» bolo-rei segue a receita utilizada a sul do Loire, um bolo em forma de coroa, feito de massa levedada (massa de pão). Acrescenta-se, de qualquer modo, que as várias receitas os bolos continham uma fava simbólica, que nem sempre era uma verdadeira fava, podendo ser um pequeno objecto de porcelana.


Hoje em dia, o bolo-rei inclui um brinde e uma fava. O brinde é um pequeno objecto metálico sem outro valor que não seja o de símbolo, e mesmo assim pouco evidente para a maioria das pessoas.

A fava representa uma espécie de azar: quem ficar com ela tem que comprar outro bolo-rei.


7 comentários:

IsaLenca disse...

Pois hoje nem romãs nem bolo-rei. Não gosto mesmo.
tenho é saudades de andar pelas ruas a cantar as Janeiras!

Bjs

Maguie Barreira disse...

Olá Geninha

bolo rei não é o meu forte, não gosto muito, só como uma fatiazinha se estiver quente nada mais ...

beijinhos
..

Anónimo disse...

Márcia diz:

Feliz Dia de Reis...aqui no Brasil tambem se comemora,pena que muitas coisas mudaram...
...bolo rei?...aqui tem um parecido,deve ser delicioso!

Tenha uma boa noite,VOnitonaa!
beijinsss

Anónimo disse...

Márcia diz;

EIIIIIIIIIIII....descobrí mais uma coisa em comum.....
Que tal juntarmos nós todas e parar de vez....hããã~?????
Lutamos tanto para ter saúde e,ao mesmo tempo,temos esse danado...a nos fazer máli!
Beijinsss...boa noite!!!!!

Anónimo disse...

Márcia diz:

xíiiiiii...como tenho vindo a sua casa...guenta!
UM BOMM DIAA,Geninha!
Que tudo corra certinho nessa quinta-feira!
beijinss...Belezura!

EP disse...

Bom Dia Marcia linda e Bela Japonesa Brasileira...

Tenha uma Boa Quinta Feira e obrigada pelas visitas á minha casinha

Beijinhossssssssss.

Natty disse...

A Geniiiiiiiiiiinha!! tou com água na boca... O bolo rei está com um aspectooooo, meu Deus!! a esta hora eu já comia uma fatia com um chasinho, humhum!! que delícia. Ai!! mas não posso, tou mesmo em dieta. Chau, chau... vou me por andar antes que vá comprar já um.
Xisinho Geninha e substitui o post para meu bem. Ah!! gostei de saber a história aprofundada do bolinho que eu adoro.
Natty